Abertas as inscrições para o Projeto Sakura 2013

Abertas as inscrições para o Projeto Sakura 2013

sem comentários

13_04_sakurajigyou

Serviço

Prazo:
Inscrições até 31 de dezembro de 2013

Informações:
clj@fjsp.org.br

Projetos destinados às instituições de ensino de língua japonesa.

Não aceitamos inscrições de pessoas físicas.

 

1) Programa de auxílio à aquisição de materiais didáticos

Conteúdo do programa
Auxílio financeiro parcial para a aquisição de materiais didáticos por instituições de ensino que pretendem introduzir um novo material ou que estejam em busca de materiais que condizem com a metodologia aplicada em sua instituição.

• Informações referentes à inscrição
• Formulário de inscrição
• Instruções para o preenchimento do formulário de inscrição

• Lista de materiais

 

Publicado em Ensino de língua japonesa, Material didático, Programas da Fundação Japão | Deixar um comentário

Exame de Proficiência em Língua Japonesa

Caros leitores:

Informo que a Lista de autoavaliação “can-do” do Exame de Proficiência em Língua Japonesa está disponível em português no nosso site, no seguinte link:

http://fjsp.org.br/agenda/jlpt-can-do/

Utilizem-a para ter uma noção sobre o nível do Exame de Proficiência em Língua Japonesa de seus alunos, aplicando o questionário.

Publicado em Ensino de língua japonesa, Exame de proficiencia | Deixar um comentário

筑波大学砂川有里子教授の「日本語セミナー」実施とDVD

10月27日(土)に、国際交流基金サンパウロ日本文化センターで『日本語の学習と教育に役立つサイトの情報』というテーマで「日本語セミナー」が行われ、参加者40名の大盛況に終わりました。

当日いらっしゃれなかった方のために本セミナーをDVDに録画致しました。また、DVDは当センター図書館で見られるようになっています。

Publicado em Ensino de língua estrangeira, Ensino de língua japonesa, Seminários | Deixar um comentário

「日本語セミナー」のご案内 

国際交流基金サンパウロ日本文化センターで行われる「日本語セミナー」のご案内をお送りします。

本セミナーはサンパウロ大学(USP)東洋学部日本語・日本文学・日本文学コース、ブラジル日本語センター及び国際交流基金サンパウロ日本文化センター共催で行われます。

タイトル:「日本語の学習と教育に役立つインターネットの情報」

内容:海外にいると日本で出版された教材や参考書はなかなか手に入りません。しかし、最近はインターネットを使えば、簡単に最新の情報が手に入ります。そこで、今回は、写真やイラストなどの教材が手に入るサイト、学習者の読解や作文を支援するサイト、アクセントや多言語辞書のサイト、研究や調査を支援するサイトなど、日本語教育に役に立つサイトとその使い方をご紹介します。

日時2012年10月27日(土)午後2時~4時

会場:国際交流基金サンパウロ日本文化センター 教室

(Av. Paulista 37, 2º andar)

講師:砂川有里子氏(筑波大学人文社会系教授、日本語・日本文化学類長) 大阪外国語大学修士課程修了、言語学博士

主な著書

『日本語文型辞典』(共編著 くろしお出版)1998年

『空間表現と文法』(共著 くろしお出版)2000年

『明鏡国語辞典』(共編著 大修館書店)2002年

『文法と談話の接点』(単著 くろしお出版)2005年

『複合辞研究の現在』(共著 和泉書院)2006年

『日本語教育研究への招待』(共編著 くろしお出版)2010年 等

申し込み方法:

Eメールinfo@fjsp.org.br

Tel: (11) 3141-0110, 3141-0843 (Renata または Stella宛)

教室の席数に限りがありますので、お申込みはお早目にお願いいたします。

“Seminário de Língua Japonesa” na Fundação Japão em São Paulo

Este seminário é uma co-realização da Universidade de São Paulo, Centro Brasileiro de Língua Japonesa e Fundação Japão em São Paulo.

Observação: o seminário será realizado em língua japonesa e não haverá tradução para o português.

Tema: “Informações de internet úteis para o ensino e aprendizagem da língua japonesa”

Conteúdo: Estando fora do Japão, é muito difícil a aquisição de livros de referência e materiais publicados no Japão. No entanto, recentemente, podemos obter informações atualizadas por meio da internet. Neste seminário, pretende-se apresentar sites úteis para a obtenção de materiais como fotografias e ilustrações, que auxiliam a leitura e elaboração de redações dos alunos, dicionários multilinguísticos e de acentos e os que auxiliam a realização de pesquisas e levantamento de dados.

Data: 27 de outubro de 2012 (sábado) das 14h às 16h.

Local: Fundação Japão em São Paulo

Avenida Paulista, 37  2º andar (metrô Brigadeiro)

Palestrante: Profa dra Yuriko Sunakawa (professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Tsukuba, chefe do Departamento de Língua e Cultura Japonesa. Mestre em língua japonesa pela Universidade de Línguas Estrangeiras de Osaka, doutora em linguística.)

Alguns livros publicados:

『日本語文型辞典』(共編著 くろしお出版)1998年

『空間表現と文法』(共著 くろしお出版)2000年

『明鏡国語辞典』(共編著 大修館書店)2002年

『文法と談話の接点』(単著 くろしお出版)2005年

『複合辞研究の現在』(共著 和泉書院)2006年

『日本語教育研究への招待』(共編著 くろしお出版)2010年 等

Inscrições:

E-mail: info@fjsp.org.br

Telefone: (11) 3141-0110, 3141-0843 (com Renata ou Stella)

O número de lugares é restrito. Portanto, pedimos a gentileza de realizarem as suas inscrições o mais breve possível.

Publicado em Ensino de língua estrangeira, Ensino de língua japonesa, lingua japonesa, palestras e afns, Seminários | Deixar um comentário

XXII ENPULLCJ

Realizou-se na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR, nos dias 30 e 31 de agosto, o XXII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Este evento contou com a participação de acadêmicos, professores e alunos que estudam áreas relacionadas ao Japão.

Publicado em Ensino de língua japonesa, Evento, palestras e afns | Deixar um comentário

Fundação Japão na 22ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo

Agradecemos a todos que estiveram visitando a estande da Fundação Japão na Bienal. Alunos de japonês, professores e interessados em cultura japonesa estiveram nos prestigiando durante o evento.

Publicado em Evento | Deixar um comentário

Congresso Comemorativo dos 20 Anos do Curso de Japonês da UNESP-Assis Prorrogação do prazo de entrega dos resumos

PRORROGAÇÃO DA DATA DE ENVIO DE RESUMOS: 25 DE ABRIL

OFICINAS DE SHODO E ORIGAMI: 30 VAGAS CADA

Assis, 16 de Abril de 2012.

Prezado/a Senhor/a

Vimos, por meio desta, convidar Vossa Senhoria para o Congresso Comemorativo dos 20 Anos do Curso de Japonês da UNESP Campus de Assis. Imigração e Identidade 2012, programado para os dias 24 e 25 de Maio de 2012, conforme cronograma anexo, solicitando a gentileza da divulgação em seu site e em sua conceituada instituição.

O Congresso, além de comemorar os 20 anos da fundação do Curso de Japonês dentro do Departamento de Letras Modernas da UNESP Assis, também pretende discutir questões relacionadas à construção da identidade do imigrante japonês na cidade de Assis e arredores e apresentar realizações artístico-culturais dos alunos e comunidade assisense. Além disso, haverá atividades nas quais os interessados poderão apresentar trabalhos ligados aos Estudos Japoneses – língua, literatura e cultura, mostrando e comunicando o desenvolvimento de seus projetos e  pesquisas.

Mais  informações estão disponíveis no site da UNESP Assis:

link:    http://sgcd.assis.unesp.br/#72,1401

e-mail:  japones20anos.unesp.assis@hotmail.com

Aproveitamos a oportunidade para apresentar nossos protestos de estima e consideração.

Muito grata!

Atenciosamente,

Profa. Dra. Cecília Kimie Jo Shioda

pela Comissão Organizadora do

Congresso Comemorativo dos 20 Anos do Curso de Japonês da UNESP Campus de Assis. Imigração e Identidade 2012.

Publicado em palestras e afns, Seminários | Deixar um comentário

Congresso Comemorativo 20 anos do Curso de Japonês da UNESP-Assis

O Congresso, como evento acadêmico e cultural, celebra os vinte anos do Curso de Japonês da UNESP Assis, que visa à formação de professores em processo de construção de uma identidade profissional na perspectiva do diálogo cultural contínuo Brasil- Japão. As mesas do Congresso terão por finalidade debater as causas políticas, econômicas e sociais, assim como as consequências do movimento migratório do Japão para o Brasil, realizando-se uma reflexão sobre a importância da cultura japonesa na formação da sociedade brasileira.

As palestras serão realizadas pelos convidados Profs. Masato Ninomiya (USP), Sonia Regina Longhi Ninomiya (UFRJ) e Pesquisadora Marta Yamamoto Otenio (UFRGS/doutoranda UNESP Assis), que tratarão do tema da separação das famílias motivada pela imigração; o Prof. Ronan Alves Pereira (UnB) enfocará aspectos da religião dos imigrantes no Brasil, a Profa. Leila Marrach Basto de Albuquerque (UNESP/Rio Claro) abordará a influência das religiões entre os brasileiros; a Profa. Sonia Maria Bibe Luyten (Universidade de São Vicente – Unibr) trabalhará o tema Japan Pop (animee manga), que na atualidade é umas das maiores motivações da procura do Curso de Japonês da UNESP Assis pelos jovens; a cineasta Tizuka Yamasaki (RJ), a Profa. Mari Sugai (UFRN) e o Prof. Antonio Roberto Esteves (UNESP Assis) discutirão a imigração japonesa no Brasil e a redescoberta do Japão pelos descendentes. A Profa. Alice Lumi Satomi (UFPB) apresentará a música okinawana através da performance do koto (harpa japonesa) e, celebrando-se o grande número de imigrantes okinawanos e descendentes em Assis e arredores, em debate com o Prof. Koichi Mori (Centro de Estudos Japoneses da USP) será levantada a questão da especificidade das duas culturas.

As comunicações pelos alunos de graduação, com ou sem iniciação científica, de pós-graduação e docentes dos Centros de Línguas da rede estadual (CEL), das escolas particulares, de associações nipo-brasileiras trarão resultados de pesquisas em língua, literatura e cultura japonesa assim como os aspectos metodológicos de ensino. Alunos da UNESP Assis oferecerão oficinas de origami (dobraduras em papel); shodô (caligrafia); apresentarão performance teatral a partir de textos da literatura japonesa e o Grupo Iki Wadaiko abrilhantará a cerimônia de abertura e encerramento do Congresso com apresentação de taiko (tambores japoneses).

Também os docentes do Curso de Japonês da UNESP Assis realizarão depoimentos e reflexões sobre o ensino da língua e da literatura japonesa e identidade do profissional de língua estrangeira, expressando a proposta de inter-relacionamento cultural, linguístico e literário com outras linguagens estéticas, como, por exemplo, a cinematográfica, para o cultivo de uma visão de mundo ampla e sensível.

Acreditamos que o Congresso será de suma importância para o desenvolvimento dos Estudos Japoneses e incentivo para o fortalecimento do Curso de Japonês. Além de trazer pesquisadores de Estudos Japoneses de outras universidades, uma cineasta que também focalizou o tema da imigração japonesa e uma musicista pesquisadora da música de Okinawa, o Congresso criará novas oportunidades de comunicação de trabalhos para os estudantes de graduação e pós-graduação dessa área, estimulando o conhecimento científico. Atuará como meio eficaz de divulgação das pesquisas realizadas pelos participantes em nível nacional, constituindo-se numa oportunidade de troca deconhecimentos das unidades de origem. Assim sendo, esperamos dar continuidade à troca de informações e ao fortalecimento dos elos entre os profissionais da área.

 

 

Mais informações no link:

http://www2.assis.unesp.br/#72,1404

Publicado em Ensino de língua estrangeira, Ensino de língua japonesa, Evento | Deixar um comentário

Festa das Nações no CEL-Interlagos

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em Ensino de língua estrangeira, Ensino de língua japonesa, Evento, lingua estrangeira | Deixar um comentário

Ponto de Encontro 2011

Publicado em Evento, palestras e afns | Deixar um comentário