国際交流基金サンパウロ日本文化センターで行われる「日本語セミナー」のご案内をお送りします。
本セミナーはサンパウロ大学(USP)東洋学部日本語・日本文学・日本文学コース、ブラジル日本語センター及び国際交流基金サンパウロ日本文化センター共催で行われます。
タイトル:「日本語の学習と教育に役立つインターネットの情報」
内容:海外にいると日本で出版された教材や参考書はなかなか手に入りません。しかし、最近はインターネットを使えば、簡単に最新の情報が手に入ります。そこで、今回は、写真やイラストなどの教材が手に入るサイト、学習者の読解や作文を支援するサイト、アクセントや多言語辞書のサイト、研究や調査を支援するサイトなど、日本語教育に役に立つサイトとその使い方をご紹介します。
日時:2012年10月27日(土)午後2時~4時
会場:国際交流基金サンパウロ日本文化センター 教室
(Av. Paulista 37, 2º andar)
講師:砂川有里子氏(筑波大学人文社会系教授、日本語・日本文化学類長) 大阪外国語大学修士課程修了、言語学博士
主な著書
『日本語文型辞典』(共編著 くろしお出版)1998年
『空間表現と文法』(共著 くろしお出版)2000年
『明鏡国語辞典』(共編著 大修館書店)2002年
『文法と談話の接点』(単著 くろしお出版)2005年
『複合辞研究の現在』(共著 和泉書院)2006年
『日本語教育研究への招待』(共編著 くろしお出版)2010年 等
申し込み方法:
Eメールinfo@fjsp.org.br
Tel: (11) 3141-0110, 3141-0843 (Renata または Stella宛)
教室の席数に限りがありますので、お申込みはお早目にお願いいたします。
“Seminário de Língua Japonesa” na Fundação Japão em São Paulo
Este seminário é uma co-realização da Universidade de São Paulo, Centro Brasileiro de Língua Japonesa e Fundação Japão em São Paulo.
Observação: o seminário será realizado em língua japonesa e não haverá tradução para o português.
Tema: “Informações de internet úteis para o ensino e aprendizagem da língua japonesa”
Conteúdo: Estando fora do Japão, é muito difícil a aquisição de livros de referência e materiais publicados no Japão. No entanto, recentemente, podemos obter informações atualizadas por meio da internet. Neste seminário, pretende-se apresentar sites úteis para a obtenção de materiais como fotografias e ilustrações, que auxiliam a leitura e elaboração de redações dos alunos, dicionários multilinguísticos e de acentos e os que auxiliam a realização de pesquisas e levantamento de dados.
Data: 27 de outubro de 2012 (sábado) das 14h às 16h.
Local: Fundação Japão em São Paulo
Avenida Paulista, 37 2º andar (metrô Brigadeiro)
Palestrante: Profa dra Yuriko Sunakawa (professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Tsukuba, chefe do Departamento de Língua e Cultura Japonesa. Mestre em língua japonesa pela Universidade de Línguas Estrangeiras de Osaka, doutora em linguística.)
Alguns livros publicados:
『日本語文型辞典』(共編著 くろしお出版)1998年
『空間表現と文法』(共著 くろしお出版)2000年
『明鏡国語辞典』(共編著 大修館書店)2002年
『文法と談話の接点』(単著 くろしお出版)2005年
『複合辞研究の現在』(共著 和泉書院)2006年
『日本語教育研究への招待』(共編著 くろしお出版)2010年 等
Inscrições:
E-mail: info@fjsp.org.br
Telefone: (11) 3141-0110, 3141-0843 (com Renata ou Stella)
O número de lugares é restrito. Portanto, pedimos a gentileza de realizarem as suas inscrições o mais breve possível.