Sobre o ajuste de tempo nas aulas 授業での時間の調整

Sobre este tema (Não desperdice tempo didático), há um texto na Revista Nova Escola Online, cujo link é o seguinte:

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/desperdicar-tempo-didatico-476489.shtml

Gostaríamos de saber a sua opinião sobre este assunto! Se você é aluno, como você acha que um professor deveria agir nestas horas? E se você é professor, como você faz para aproveitar ao máximo o tempo de aula? Aguardamos o seu comentário!

授業の前に、その授業の教案を書き、準備した教材を持って授業に向かうのが普通だと思いますが、教案に書いたことと、実際の授業とでは、かなり内容が変わる場合がありませんか。しかし、授業の時間は大切だから無駄にすることはできません。学習者の中で、練習問題を速く解く者と遅い者がいると思いますが、速い学習者用には、その学習項目について、別途、練習問題や課題を準備する必要があります。ただし、その練習問題が直接学習している項目と関係がない場合は、時間を無駄にすることになると思います。皆様は、この場合、どうなさっていますか。NOVA ESCOLAという教育関係の雑誌を読んでいたら、「教育の時間を無駄にしないで」(Não desperdice tempo didático)というタイトルで、この課題について書いてありました。ポルトガル語でお読みになりたい方は上記のリンクをアクセスしてください。

この問題に関して、皆様のご意見をお聞きしたいです。もし皆様が学習者だったら、教師はどのように時間を利用したらいいと思いますか。日本語教師の皆様は、この場合、どのように時間を利用していますか。皆様のコメントをお待ちしております。

Esta entrada foi publicada em Atividades em sala de aula, Ensino de língua estrangeira e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Sobre o ajuste de tempo nas aulas 授業での時間の調整

  1. Olá, Ayumi:
    Muito obrigada pelo comentário e pela sugestão! Ainda estamos “tateando” em questão de blog, mas a cada dia, vamos assimilando mais coisas com a ajuda de todos vocês!

  2. Ayumi disse:

    Olá,
    o assunto é bem interessante, eu concordo com o que foi dito.
    Seria melhor se tivesse um espaçamento entre o texto em português e em Japonês, e tivesse mais espaço entre o artigo e o título. Assim, melhoraria a visualização e atrairia mais leitores.

  3. Olá, Antonio:
    Obrigada pelo comentário! Realmente, por mais detalhado que seja o seu plano de aula e seu planejamento, os alunos, de uma classe para outra, tem reações e velocidade de compreensão da matéria variadas, entre outros fatores inesperados. E nos casos em que conseguimos terminar as atividades programadas em menos tempo que o previsto nos planos, temos sempre que ter uma carta na manga. No caso de um dia de prova, como ocorreu com você, acho que corrigir a prova juntamente com a classe possa ser uma boa opção, pois você explica as questões e, se alguém erra alguma, pode até fixar melhor a resposta correta (pois pode estar morrendo de raiva de ter errado, causando até um impacto maior para assimilar a questão (risos)!).
    No meu caso, particularmente, principalmente no início de carreira, quando ficava muito preocupada com a “sobra de tempo” ( e se eu acabar a aula antes do tempo?!), sempre deixava programada uma atividade extra relacionada à matéria dada. Porém, raras vezes sobrava tempo. Hoje, analisando a situação, eu vejo que tinha duas razões principais para que isto acontecesse:
    1. Antes de dar a aula, eu pensava que ia sobrar tempo porque eu nem imaginava que tipo de dúvidas iriam surgir. E como eu seguia o cronograma da escola, elaborada pelos professores mais experientes, e este cronograma talvez já prevesse de antemão o tempo gasto em outras aulas já ministradas, quase sempre a aula terminava no tempo previsto.
    2. Ao introduzir a matéria nova, muitas vezes, por falta de experiência, acabava usando muito tempo ao explicar a matéria, o que poderia ter causado a utilização demasiada de tempo. Neste caso, se eu reduzisse o tempo de introdução da matéria, logicamente, fazendo-o de forma mais efcaz, também, eu poderia reservar mais tempo para as atividades para treinar/utilizar o que foi dado e, consequentemente, as atividades extras também poderiam entrar como uma opção. Mas o importante, neste caso, inclusive segundo a matéria da revista, seria sempre ter uma carta na manga para não desperdiçar este tempo precioso!

  4. アントニオ disse:

    O assunto é bem interessante e a matéria também. A matéria começa dizendo “As horas que os alunos passam na sala de aula são preciosas e devem ser direcionadas para que eles aprendam os conteúdos curriculares”.
    E eu concordo! E sempre antes das aulas, fazia um kyouan bem detalhado, para que o tempo fosse sempre, sempre aproveitado. Quando tinha um tempin livre, dava pra fazer algum jogo, trabalhar uma música ou fazer alguma atividade de leitura diferente. Mas, o que nos pega de surpresa são as aulas em que mesmo fazendo um bom kyouan, com muitas atividades, o tempo sobra. No começo, eu ficava bem desesperado e inventada alguma atividade em cima da hora e a sorte(risos) é que tudo dava certo e os alunos curtiam.
    Depois de algum tempo dando aula, a gente sempre tem uma atividade “X” programada justamente para esses momentos, mas eu acredito que o devemos estar atentos é sempre ter algum exercicio, algo extra.
    Minha última aventura dessas foi bem recente, há uma semana atrás fiz prova final do semestre com minha turma de crianças, preparei uma prova que deveria ter o tempo de duração de no máximo 2horas, a prova era um pouquinho longa e as criancas gostam de desenhar bem a letra, a turma já era avançada, então coloquei várias questões com kanjis. Fiquei surpreso e todos terminaram a prova em uma hora. E então pensei “o que fazer???” ehehe. Fiz uma atividade com cartoes de kanji e a pedidos, corrigimos a prova juntos na lousa. Fiquei bastante feliz com os resultados, de três alunos, as notas foram ótimas!

    Mas, e voces? Como agem nessas situações?Eu acho que é bem comum isso acontecer, que tipo de atividades voces fazem?

    Antonio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>