Bibliotecas

O levantamento de bibliotecas e centros de informação e documentação brasileiros que possuam acervo significativo sobre assuntos japoneses faz se necessário devido, principalmente, ao atual crescimento da literatura especializada, cuja cobertura por parte de índices correntes ainda é considerada insuficiente.

Torna-se relevante, portanto, apoiar-se nos acervos de inúmeras bibliotecas para que as necessidades de informação da maioria dos pesquisadores seja atendida.

Como o conceito de fonte de informação ou documento é muito amplo, pois pode abranger diferentes tipos de suportes, este diretório restringe-se às bibliotecas que possuam livros e periódicos em língua japonesa, livros e periódicos em outras línguas, materiais audiovisuais, teses e dissertações.

As bibliotecas foram divididas em três grupos principais: especializadas, universitárias e de museus; e o critério de seleção adotado baseou-se na aplicação de questionário e na avaliação quantitativa do acervo disponível aos pesquisadores.

Foram inseridas bibliotecas e centros de informação e documentação que possuam acervo composto por no mínimo 100 livros sobre assuntos japoneses, por julgar que um acervo abaixo desse número tem limitada abrangência.

Fundação Japão - Todos os direitos reservados