Instituições

A presente pesquisa sobre instituições que atuam na área de Estudos Japoneses baseou-se inicialmente na pesquisa realizada em 2004, bem como a de 2003, “ Ensino de Língua Japonesa – Escolas e Cursos”. As informações foram atualizadas e selecionadas através da adoção de diretrizes para inclusão na pesquisa. Dessa forma foram registradas 14 instituições neste diretório.

Adotou-se o seguinte critério de inclusão:

  1. universidades que oferecem disciplinas na área de Estudos Japoneses, conferindo títulos e que realizam pesquisa na área de Estudos Japoneses;
  2. instituições, centros, núcleos ou grupos de pesquisa que realizam pesquisa na área de Estudos Japoneses. Foram igualmente consideradas as instituições sem vínculo com instituição acadêmica, mas que realizam pesquisas relevantes, ou ainda, que são referência para pesquisas na área de Estudos Japoneses;
  3. associações que congregam pesquisadores ativos na área através da organização de seminários e eventos que visam divulgar e promover a pesquisa em Estudos Japoneses.

Universidades onde há pesquisadores atuantes na área de Estudos Japoneses que realizam pesquisas individuais (vide capítulo de pesquisadores) não foram consideradas.

A princípio, universidades que oferecem o curso de língua japonesa como disciplina optativa ou curso de extensão não foram incluídas, entretanto, universidades que se encontram nessa categoria, e que atuam como pólo de divulgação da cultura japonesa organizando eventos de suma importância para a região, fizeram parte deste diretório.

Fundação Japão - Todos os direitos reservados